De acordo com estudos científicos, toda mulher depois da puberdade, tem celulite. O próprio organismo feminino passa a favorecer seu aparecimento por meio das disfunções hormonais, predisposição genética, pílula anticoncepcional, entre outros fatores, além do sedentarismo e má alimentação. Como não será mais possível livrar-se dela após essa fase da vida, a prevenção é a melhor maneira de lidar com essa característica marcante, que tanto aflige o sexo feminino.
Para o cardiologista e nutrológo do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, Dr. Daniel Magnoni, é fundamental aliar três fatores que ajudam a prevenir a celulite: alimentação saudável; hidratação e exercícios físicos. “A celulite é caracterizada por depressões de inchaços e de gorduras. Por tanto, nada melhor que adotar uma alimentação saudável a base de redução de sal, açúcar e gordura saturada, aumentando também o consumo de frutas e vegetais, o consumo ideal deve ser de cinco porções diárias”, salienta Dr. Magnoni.
O especialista ainda explica a importância da elevação no consumo de líquidos, principalmente água.
“O consumo de 2 a 3 litros de água por dia, ajuda a repor o líquido no corpo e, além disso, carregar para fora do organismo as toxinas que contribuem com a prevalência da celulite”, diz.
Outra ação de nutrição saudável é a restrição ao fast food, gorduras e açucares dos salgadinhos. Segundo o nutrólogo, pesquisa em lancheiras escolares mostrou que quase 70% das lancheiras continham salgadinhos e refrigerantes. “Nesse aspecto, as meninas devem se cuidar”, alerta Magnoni.
Além da preocupação com a hidratação do corpo, é importante não esquecer que a prática regular de exercícios é fundamental, pois auxilia no consumo de energia pelo corpo, dificultando a transformação das sobras alimentares em gordura. Vale lembrar que nenhum exercício físico deve ser feito sem acompanhamento médico especializado.
Dicas de prevenção
- Adotar uma alimentação mais saudável com verduras, legumes e frutas;
- Evitar o excesso de sal e comidas industrializadas;
- Beber bastante líquido. Recomendado de dois a três litros por dia;
- Evitar ficar sentada ou em pé por muito tempo e descansar as pernas sempre que possível;
- Controlar o estresse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário