O inverno é a estação onde sentimos mais a falta ou pouca hidratação dispensada para as mãos e para os pés. O correto seria é que houvesse um hábito diário e no corpo todo, já que a pele é um dos principais órgãos do corpo e responsável pelo equilíbrio da temperatura e proteção. Nossas mãos são lavadas constantemente com sabonetes muita vezes nada suaves o que contribui para que seu desgaste natural e consequentemente toda hidratação natural se perda.
Vamos as dicas:
Comece com uma exfoliação com açúcar ou farinha de amêndoas e azeite, se não tiver pode ser Óleo de amêndoas doces, ou de uvas , (lembre-se de Cleópatra, o azeite de ótima qualidade é excelente hidratante, recupera a elasticidade da pele, e pode ser usado no corpo todo antes do banho; prefira um extra virgem o investimento compensa e não deixa cheiro).
Massageie bem entre os dedos, e siga até depois do pulso, enxague , aplique uma camada generosa de hidratante com uréia 10%, coloque uma luva descartável e aguarde 15 min., tire o excesso com uma toalha de papel e voilá! mãos mais sedosas e hidratadas. Repita 2 x por semana até recuperá-las totalmente.
Outra dica, se você estiver com as mãos rachadas é preciso ajuda profissional, procure um salão que faça uma hidratação de parafina com luvas térmicas, o calor ajuda a recuperação fazendo com que a parafina penetre suavemente mas o suficiente para recuperar a camada superior da pele e a intermediária facilitando a potencialização do hidratante que será aplicado depois.
Em casa e diariamente, use cremes específicos que contenham vitamina A e E, além de uréia na fórmula e fator de proteção solar.
As dicas anteriores valem para os pés também que merecem cuidado redobrado e mesmo no inverno e escondidos carecem de nutrição, aliás procure deixá-los um tempinho respirando nos dias de menos frio ,com uma rasteirinha. Faça um escalda pés, com gotinhas de óleo de limão ou eucalipto, depois proceda como no tratamento das mãos , esfolie e abuse do hidratante, repouse uns minutos com as pernas para cima numa banqueta e descalça, tire o excesso e calce meias de algodão.
Cuidar das unhas também é importante já que elas são a extensão de nossas mãos. Se você prefere não tirar a cutícula, parabéns ela é um protetor natural contra bactérias mas se tira, leve e cuide de seu material ou veja que o salão usa apenas esterilizados.
Não importa se seu creme é nacional, ou importado, com cheirinho ou inodoro, ele precisa ser eficiente.
Claudia Castellan
Nenhum comentário:
Postar um comentário