Qual a receita para manter uma pele saudável e, conseqüentemente, bonita? Você pode apostar em cremes, remédios tópicos e boa alimentação, mas deve levar em consideração um grande inimigo: o estresse.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 30% das doenças e alterações cutâneas estão relacionadas a transtornos psíquicos como a ansiedade e a irritação, por exemplo.
Entre os principais problemas de pele que podem ser evitados ou solucionados pela simples redução dos níveis de estresse estão a psoríase (descamação em manchas) e o vitiligo (despigmentação da pele).
Psicodermatologistas indicam que a prática de esportes, a realização de atividades prazerosas, ioga e boas noites de sono são formas eficazes de evitar a influência das emoções negativas e, de quebra, o aparecimento dessas manifestações dermatológicas desagradáveis.
Essa ligação entre a pele e o sistema nervoso existe desde a fase embrionária do ser humano. A ciência comprova que as duas estruturas são formadas a partir do mesmo elemento - o folheto ectodérmico.
Notícia da Folha Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário